quinta-feira, 24 de março de 2011

UNE cobra investimentos para Uespi

O movimento de protestos na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) contou com a participação da União dos Estudantes do Brasil (UNE). A UNE está montando uma pauta de reivindicações para a Jornada Nacional de Luta. A busca da UNE é por inserir temas no Plano Nacional de Educação que vai valer até 2020. A entidade prepara uma mobilização esta semana para discutir temas nacionais e locais.

                                          foto: Marco Gomes

Entre os principais temas defendidos pela UNE está a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. "Temos ainda o fundo social do pré-sal em que defendemos que aplicação de 50% para a educação assim como desejamos a elevação dos recursos aplicados na educação pelo PIB do Brasil", comenta Cássio Borges, vice-diretor regional da UNE acrescentando que a entidade vai buscar discutir entre os jovens a divisão igualitária dos royalties do petróleo entre os Estados brasileiros.

A UNE também planeja absorver nas discussões as pautas particulares de cada instituição de ensino superior representada no Piauí. "É um conjunto de projetos que incluem pautas de cada universidade. Na UFPI defendemos o fim do jubilamento que no começo deste período tirou vários estudantes e na Uespi a reestruturação da universidade", comentou Eduardo Alemão, coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí (DCE-UFPI).

Os coordenadores convocam os estudantes a participar de ato público para discutir os temas e chamar a atenção sobre a necessidade de discutir a educação brasileira. "Participamos dos protestos na Uespi e na quinta-feira às oito da manhã vamos fazer uma mobilização às 8 da manhã na Praça da Liberdade para discutir a educação no Piauí e no Brasil", relata. Da Praça da Liberdade os estudantes seguirão em marcha até a Assembléia Legislativa para chamar a atenção dos deputados estaduais para mais investimentos em educação.

http://www.portalodia.com/noticias/piaui/une-cobra-investimentos-para-uespi-104891.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário